
61 99683-2461 whatssap
ABRAMPAS - DF
Associação Brasiliense de Medicina Preventiva e Administração em Saúde
Dr Renan Lins Alves da Cunha
Hipertensão Arterial
8 mitos e verdades
1. Hipertensos não devem praticar exercícios físicos
MITO. A prática de atividades físicas, pelo menos cinco dias por semana, é essencial para a manutenção de uma vida saudável — e pode inclusive ser uma excelente forma de prevenção contra a pressão alta. Faça caminhadas, substitua o elevador pela escada, ande de bicicleta, nade e dance, mas lembre-se: sempre controle sua pressão.
2. Reduzir o consumo de sal é o suficiente para prevenir a hipertensão
MITO. O consumo exagerado de sal é, de fato, um dos fatores que podem provocar pressão alta. Mas reduzir o seu consumo não é suficiente para evitar a hipertensão. Deve-se ficar atento à alimentação como um todo, incluindo o consumo de alimentos industrializados e açúcares.
3. Hipertensos devem evitar o consumo de bebidas alcoólicas
VERDADE. A ingestão excessiva de álcool, além de ser calórica, aumenta a pressão arterial. O máximo que está permitido é uma latinha de cerveja, um cálice de vinho ou uma pequena dose de destilado. Mas deve ser muito esporádico, o ideal mesmo é cortar o consumo para não prejudicar o tratamento.
4. A apneia do sono pode levar à hipertensão arterial
VERDADE. A apneia do sono é um problema no qual a pessoa apresenta interrupção ou diminuição da respiração durante a noite, provocando engasgos. E ela pode ser também um fator de risco determinante para a hipertensão. Isso porque o organismo de quem tem apneia do sono libera adrenalina para combater o distúrbio e contrai os vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. Se a apneia for tratada corretamente, a pressão pode se normalizar.
5. A hipertensão não atinge pessoas jovens
MITO. Embora o número de pessoas com pressão alta seja maior entre idosos, pessoas de todas as faixas etárias podem desenvolver a doença e devem se prevenir. Principalmente quando levamos em conta que a obesidade e o sobrepeso são um dos maiores fatores de risco para a pressão alta — e o número de crianças obesas só cresce a cada dia. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 20% das crianças brasileiras estejam com obesidade.
6. Fumar prejudica quem tem pressão alta
VERDADE. O fumo é capaz de aumentar o ritmo das batidas do coração e, consequentemente, a pressão arterial também. Sendo assim, é capaz de desencadear ou piorar um quadro de hipertensão. Por isso, a recomendação é de que fumantes com pressão alta parem imediatamente de fumar.
7. Manter a mente tranquila e controlar o estresse pode ajudar hipertensos
VERDADE. O estresse, quando acumulado, deixa o organismo em alerta e aumenta a pressão arterial. Controlar o estado emocional é essencial tanto para combater a doença como para tratá-la. Para isso, é possível apostar em exercícios de relaxamento, como yoga e meditação, entre outros.
8. Chá de hibisco ajuda a controlar a pressão alta
VERDADE. O famoso hibisco, muito consumido por quem quer perder uns quilinhos e desinchar, é também um forte aliado no controle da hipertensão. Isso porque ele tem ação diurética — ou seja, faz o corpo eliminar mais substâncias nocivas por meio da urina. Assim, faz a quantidade de líquidos na corrente sanguínea diminuir.