top of page

Saúde em Foco: Você Sabia?

Pressão Alta

Tabela Nutricional Adaptada

Noções Gerais: a pressão alta é uma das doenças mais comuns na população brasileira e uma das maiores preocupações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Silenciosa, é raro apresentar sintomas visíveis. É necessário cuidado redobrado para seu controle.

As causas: a maioria dos pacientes possui a chamada hipertensão essencial, que não possui causa definida. Hábitos ruins como sedentarismo, excesso de peso, bebidas alcoólicas são preponderantes na elevação da pressão arterial.

O que fazer para tratar: vários medicamentos estão disponíveis para tratamento da pressão arterial e cada um possui uma atuação diferente no nosso organismo. Cabe ao seu médico indicar o tratamento mais adequado para seu problema.

Medidas Preventivas: reduza o peso com exercícios e mantenha uma alimentação balanceada, com frutas, peixes, aves, cerais, produtos de origem vegetal. Elimine gordura e açúcar da sua vida, bem como produtos industrializados com alto teor de sal. A prática da atividade física é essencial. Regularmente, sem exageros, o exercício faz uma enorme diferença. Evite álcool. Estudos comprovam a elevação da pressão arterial com o excesso da ingestão de álcool. Além disso, caso esteja se tratando, a bebida pode alterar o efeito benéfico do remédio no seu corpo e consequentemente diminuir sua eficácia.Não deixe de tomar o medicamento, mesmo tendo ingerido álcool. Não fume. Está mais do que comprovado que o tabagismo é essencialmente muito perigoso e causa danos severos ao organismo do ser humano. Leva ao infarto, ao AVC, além de outros danos significativos. Nicotina e saúde simplesmente não combinam. Isso é um alerta.

Lembre-se: a medicação é muito importante para controlar a pressão arterial. Mas o tratamento precisa ser contínuo e sem interrupções. Uma vida saudável requer alguns cuidados a mais o que fará com que sua expectativa de vida aumente

Micronutrientes

O que são Micronutrientes?

São os elementos necessários à manutenção do organismo e que devem ser ingeridos  diariamente em pequenas quantidades. Vitaminas, água e os minerais são exemplos de micronutrientes. As vitaminas são adquiridas através da dieta do ser humano que, por sua vez, possui os minerais necessários para saúde do homem. Alguns exemplos:

ARGININA: aminoácido importante para o tecido muscular. A arginina favorece a troca de oxigênio entre as células e ajuda na produção do hormônio do crescimento. Para os atletas, ela é essencial porque produz energia e atua na recuperação muscular.

GLUTAMINA: encontrada nos músculos para o desenvolvimento das proteínas musculares. A massa magra é aumentada, na medida em que ela é um aminoácido que repara as células intestinais regulando seu funcionamento. A L - Glutamina também ajuda a melhorar a capacidade cognitiva (principalmente de atletas), a sobrecarga de um treinamento muscular e a fadiga crônica.

TREONINA: aminoácido fundamental para o metabolismo e das proteínas que agem no cérebro. Para a prática de esportes, ela atua na parte cognitiva que influencia na área neuromotora do organismo.

TRIPTOFANO: aminoácido base e matéria prima formação de Serotonina e Melatonina. Possui também uso terapêutico nutricional. A serotonina tem ação nos receptores neuronais e se relaciona com a produção de energia no organismo humano. Já a síntese adequada da melatonina determina uma regulação maior do sono. Noites bem dormidas são a chave da boa saúde.

SERINA: vital ao metabolismo de gorduras, a serina atua no crescimento muscular e mantém a imunidadedo do corpo. A sua ingestão é muito importante porque ajuda a reverter o quadro de fadiga cognitiva, que, por sua vez, pode afetar a memória e o aprendizado. Também melhora a reação do corpo quando sob estresse.

HIDROXICOBALAMINA: conhecida como vitamina B12 é vital para oxigenação do corpo, para evitar fadiga crônica, constipação, depressão e alterações no intestino.

©  ABRAMPAS DF criada em 2015

Setor Terminal Norte Bloco O Ed. Life Center 1 Andar Sala 145 Asa Norte DF

bottom of page