top of page

Medidas Preventivas em algumas doenças

Fibrilação Atrial e o risco de Acidente Vascular Cerebral AVC

O que é FIBRILAÇÃO ATRIAL (FA)?

Para sabermos o conceito de Fibrilação Atrial, é preciso que determinemos o que são arritmias cardíacas. Arritmias Cardíacas são oscilações na atividade regular do ritmo cardíaco. O mais comum é o indivíduo sentir falha, aceleração ou redução dos batimentos cardíacos.

A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca mais frequente, onde os impulsos elétricos irregulares estimulam os átrios de forma inadequada. Os átrios do coração contraem-se sem sincronia, o que determina os tremores conhecidos por fibrilações. O mal funcionamento dos átrios provoca alterações em outros componentes do coração, resultando um fluxo sanguíneo inadequado para o corpo, o que, por sua vez, leva a sintomas, como queda da pressão arterial, fraqueza e desmaios. A FA aumenta o risco de mortalidade em cerca de duas vezes e consequentemente em cinco vezes as chances de ocorrer um AVC. Estes AVCs decorrentes da FA são muito mias graves, do ponto de vista clínico, do que os decorrentes de outras complicações.

Mas o que é o AVC?

É uma emergência médica grave que pode ser de dois tipos. O Isquêmico

ocorre em decorrência da interrupção da circulação cerebral por um êmbolo ou acúmulo de gordura nas artérias, o que ocasiona a morte dos neurônios da área afetada e perda da função. O Hemorrágico, onde ocorre a ruptura de uma artéria, o que causa por sua vez um transvazamento de sangue no cérebro e nas estruturas mais próximas.

A FA pode ser diagnosticada sem nenhuma doença constatada e, nestes casos, pode estar relacionada com abuso de álcool, drogas ou em alterações sanguíneas. Muitas vezes nenhuma causa é encontrada. Mas é bom atentar-se ao fato de que certas doenças são facilitadoras da FA, como a hipertensão arterial, a insuficiênica cardíaca, as doenças cardíacas congênitas, as infecções, entre muitas outras. É sintomático para o indivíduo para uma maior percepção da doença: palpitações no peito, sensação de aceleração do coração, dor no peito, tontura, desmaio, fadiga e fraqueza. 

Sintomas do AVC

  1. Cefaleia intensa

  2. Fraqueza, formigamento ou perda de sentido tátil no rosto

  3. Dificuldade em enxergar

  4. Dificuldade de Compreensão e de fala

  5. Perda de equilíbrio, tontura e até coma

Como posso me previnir da FA e de suas consequências?

Faça uma avaliação clínica com médico especializado, além de exames de avaliação, como Eletrocardiograma, Holter de 24 horas, Ecocardiograma etc.

A FA pode e deve ser tratada. Existem médicos especializados, novos remédios e procedimentos que podem mudar a vida de uma pessoa. Procure estar eme dia com sua sáude.

Prevenção
Saúde e boa nutrição

©  ABRAMPAS DF criada em 2015

Setor Terminal Norte Bloco O Ed. Life Center 1 Andar Sala 145 Asa Norte DF

bottom of page